Artigos

Artigo: dedo assustador

25 de Novembro de 2020 às 06h10 - Por: Padre Alfredo Dórea* Foto: Arquivo pessoal
[Artigo: dedo assustador ]

Depois do câncer de pele, o de próstata é o segundo tumor mais frequente entre homens brasileiros

Homem cis de 50 anos, Messias jamais fizera consulta com urologista. Exame de próstata seria coisa de “maricas”, orgulhava-se ele em afirmar, até que as dificuldades de micção aumentaram sem razão aparente. Procurou-me com timidez mais que habitual e segredou que precisava de uma consulta urgente.

Depois do câncer de pele, o de próstata é o segundo tumor mais frequente entre os homens brasileiros. Em que pese seja uma doença comum, o medo ou o desconhecimento leva muitos homens a não conversar sobre tal assunto.

O câncer de próstata causa em média 14 mil óbitos por ano no Brasil, figurando como a segunda causa de morte por câncer entre brasileiros do sexo masculino. São tão elevados os custos com o tratamento da doença e o prejuízo para a qualidade de vida dos pacientes, que as redes de saúde estão sempre mais empenhadas em campanhas de esclarecimento e prevenção, voltadas principalmente para incentivar o diagnóstico precoce.

Como Messias já se dispunha, de cara, a fazer o exame de próstata, em pleno novembro azul, listei para ele os contatos que me pareciam mais simples e céleres: unidades de saúde nas três esferas – municipal, estadual e federal. Os dedos em riste escandalizaram-no tanto quanto a mim. Nas três diferentes unidades os dedos de recepcionistas, com o mal humor habitual, balançavam de um lado a outro, indicando que ali não:  - Não fazemos exame de próstata! Reafirmaram, repetidamente, os profissionais de branco em cada uma das unidades procuradas. Em todas elas os cartazes estampavam fortes apelos: “Todos juntos na luta contra o câncer de próstata”, “Cuidar de si também é coisa de homem”, “Diagnóstico precoce exige exames periódicos. Cuide-se”, “Um toque pela prevenção”, “Vergonha é não se cuidar”. 

Pela quantidade e qualidade do material publicizado, fácil concluir que são milhões de recursos investidos nas campanhas de prevenção do câncer de próstata e estímulo aos exames de prevenção. Difícil entender o porquê de em pleno mês da campanha, seja tão inacessível o exame gratuito. Ademais a ignorância do pessoal na recepção de unidades públicas de saúde que sequer sabe bem informar ao humilhado cidadão que venceu seus medos e preconceitos e está em busca de onde realizar o bendito exame, tão estimulado por campanhas milionárias veiculadas em todos os meios de comunicação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem duas diferentes estratégias para o diagnóstico: uma destinada às pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) – como o caso de Messias - e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento): “Se descoberto nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem um índice de cura em torno de 90%. Mas se for diagnosticado tardiamente, esse índice de sobrevivência do paciente cai para menos de 10%. Por isso a importância da prevenção.”

Messias entendeu muito bem o conteúdo dos belos cartazes e campanhas, mas ainda está à cata de local, em Salvador, para realização gratuita do exame que poderá salvar a sua vida, antes que o “Novembro Azul” seja pretérito.

 

*Padre Alfredo Dórea é arcebispo da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil. Graduado em filosofia e teologia. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Atua no diálogo inter-religioso, combate às violências, discriminações e preconceitos, defesa dos direitos humanos e das pessoas mais vulneráveis e empobrecidas, sobretudo as que vivem com o HIV/AIDS.

Comentários

Outras Notícias

[PAIXÃO DADIVOSA]
Artigos

PAIXÃO DADIVOSA

27 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[EXIGÊNCIAS UNILATERAIS ]
Artigos

EXIGÊNCIAS UNILATERAIS

20 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ABUSOS IMPUNES]
Artigos

ABUSOS IMPUNES

13 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?]
Artigos

Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?

07 de Março de 2024

Em recente pesquisa realizada pela Fundação José Silveira, foram estudados oito domínios da qualidade de vida dos idosos (maiores de 60 anos)

[MULHER]
Artigos

MULHER

06 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ANIZ]
Artigos

ANIZ

28 de Fevereiro de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos