Bahia

Prefeito de Cachoeira tenta levar mérito por novos leitos para tratamento da Covid-19 e presidente da Câmara rebate: “Autoritário e oportunista”

12 de Julho de 2020 às 22h45 - Por: Redação PNotícias Foto: Leitor PNotícias
[Prefeito de Cachoeira tenta levar mérito por novos leitos para tratamento da Covid-19 e presidente da Câmara rebate: “Autoritário e oportunista”]

Responsabilidade dos novos leitos é da Santa Casa de Misericórdia do município

A atitude do prefeito de Cachoeira, Tato (PSDB), que espalhou pelo município outdoors com a sua foto, fazendo referência à conquista de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes em tratamento da Covid-19, parece não ter agradado muito a bancada da oposição. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Josmar de Elina (PRB), o gestor municipal estaria atribuindo o mérito da conquista dos leitos à sua imagem, enquanto a iniciativa de recorrer ao suporte para o município partiu, na realidade, do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Lú Cachoeira. “Ele é uma pessoa muito autoritária e oportunista”, declarou o vereador. 

O presidente enviou ao PNotícias um vídeo onde o outdoor com uma foto do prefeito é exposto em uma rua da cidade. Na publicidade, o mesmo direciona seus agradecimentos à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), ao governo do estado e ao deputado federal Paulo Magalhães, que pertence à sua bancada de aliados. Confira:

O mérito da conquista, no entanto, conforme aponta Josmar, não pertence ao prefeito Tato, mas sim ao provedor da Santa Casa de Misericórdia do município, Lú Cachoeira. “O que o prefeito quer fazer transparecer é que ele é quem está fazendo. Ele é pré-candidato à reeleição, então ele fica usando isso. Ele está trazendo um problema muito grande porque está tirando o mérito dos deputados que estavam brigando, da própria Santa Casa que vem brigando por isso”, aponta. 

“Fazer um outdoor se autopromovendo com recursos públicos é crime. E dizer que ele está trazendo os leitos de UTI junto com o deputado dele é falta de vergonha na cara”, afirmou ao PNotícias

A reportagem entrou em contato com o provedor Lú Cachoeira, que afirmou que a iniciativa de recorrer aos leitos de UTI para o município partiu da gestão da Santa Casa de Misericórdia do município, em preocupação com o estado de saúde dos pacientes que apresentam sintomas mais graves da Covid-19. “Não é uma atribuição, mas o mérito maior foi a coragem e determinação da gestão da Santa Casa, da nossa assembleia que aprovou e legitimou”, aponta. 

O provedor afirmou ainda que a atitude do prefeito de atribuir a si méritos de projetos bem sucedidos e que não partiram dele já seria recorrente: “O prefeito é assim mesmo”, reiterou. 

O PNotícias também entrou em contato com a assessoria de comunicação do município de Cachoeira que afirmou que o gestor municipal teve participação direta no projeto que possibilitou a conquista dos leitos de UTI para o município: “A participação do prefeito foi através de contato com o governo do estado e através do deputado Paulo Magalhães”. 

Ainda de acordo com a assessoria, o outdoor com a foto e os agradecimentos do prefeito não seria uma espécie de autopromoção, ao contrário do que sugeriu o vereador Josmar de Eliana: “Não há nenhuma promoção da parte do prefeito. Ele apenas coloca a foto e o nome dele, fazendo agradecimento ao deputado, a Secretaria Estadual de Saúde e ao governo do estado. Ele não diz que foi ele que trouxe, ele apenas agradece”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[SEC mobiliza estudantes e gestores de Jequié para a testagem do novo coronavírus]
Bahia

SEC mobiliza estudantes e gestores de Jequié para a testagem do novo coronavírus

10 de Agosto de 2020

Secretário Jerônimo falou sobre a importância da ação

[Manchas de óleo voltam a aparecer em praia da Bahia]
Bahia

Manchas de óleo voltam a aparecer em praia da Bahia

09 de Agosto de 2020

Cerca de 500 kg de materiais foram recolhidos

[Homem e cavalo caem em poço com cerca de 20 metros em Esplanada]
Bahia

Homem e cavalo caem em poço com cerca de 20 metros em Esplanada

09 de Agosto de 2020

Caso aconteceu neste sábado; rapaz sofreu fratura e animal teve ferimentos leves

[Prefeito de Itabuna vai recorrer de cassação de mandato por improbidade administrativa ]
Bahia

Prefeito de Itabuna vai recorrer de cassação de mandato por improbidade administrativa

08 de Agosto de 2020

Prefeito ainda não recebeu a notificação da Justiça

[Transporte intermunicipal será reautorizado em algumas cidades na Bahia; confira quais]
Bahia

Transporte intermunicipal será reautorizado em algumas cidades na Bahia; confira quais

08 de Agosto de 2020

Para que a medida permaneça a taxa de ocupação dos leitos de UTI deve permanecer abaixo de 70%

[Prefeito de Seabra sofre representação ao Ministério Público e é multado pelo TCM]
Bahia

Prefeito de Seabra sofre representação ao Ministério Público e é multado pelo TCM

06 de Agosto de 2020

Gestor foi denunciado por irregularidades em contratação de empresa

Galeria

[Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá]

Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá

11 de Julho de 2019

Ver todas as galerias

Vídeos

[Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”]

Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”

03 de Julho de 2020

Ver todos os vídeos