Carnaval

Rui Costa aciona PGE contra Kannário: 'Inaceitável ato de desrespeito'

25 de Fevereiro de 2020 às 18h25 - Por: Redação PNotícias Foto: Manu DIas - Gov. da Bahia
[Rui Costa aciona PGE contra Kannário: 'Inaceitável ato de desrespeito']

Cantor e deputado federal comandou vaia contra PM-BA, chamando polícia de “bunda-mole”

O governador Rui Costa (PT) acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que tome as medidas legais cabíveis contra o cantor e deputado federal Igor Kannário (DEM). O artista fez comentários criticando a Polícia Militar da Bahia durante seu desfile no circuito Osmar na última segunda-feira (24). De acordo com a nota emitida pelo governo, a PGE entrará com uma representação junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). 

Através do seu perfil oficial no Twitter, Rui Costa afirmou que é "inaceitável o ato público de desrespeito e agressão contra a Polícia Militar da Bahia registrado ontem no Campo Grande".
Governado disse ainda que medidas precisam ser tomadas em defesa da honra da corporação e de seus familiares. 

"Acionei a Procuradoria Geral para que o Estado formalize uma representação junto ao Ministério Público da Bahia a respeito deste fato. Medidas cabíveis que estiverem no âmbito do MP precisam ser tomadas em respeito à PM e em defesa da honra de pais e mães de família que fazem parte da corporação”, escreveu o governador.

A PGE considera "fato gravíssimo" a atitude do cantor, afirmando que ele atenta "contra a ordem pública", especialmente por estar em um trio patrocinado pelo poder público. Outras medidas ainda são analisadas.

O Ministério Público informou que recebeu a representação durante o plantão de Carnaval. "No documento, a Procuradoria-Geral do Estado destaca que, além das palavras agressivas e de 'baixo calão' contra os policiais, o cantor proferiu as frases do alto de um trio elétrico para uma multidão, fato que poderia causar a incitação da população contra a Polícia Militar e comprometer a segurança da festa", diz o MP. 

O Estado pede para que Kannário seja penalmente acionado por calúnia e difamação, crimes previstos no Código Penal. O MP informou analisará o pedido.

Através de nota enviada à imprensa o cantor e deputado respondeu ao Governador que está “completamente tranquilo”.


"Há diversos vídeos mostrando a ação inadequada de alguns policiais, que não condizem com a maioria da Polícia Militar, não só nesse ano. As imagens falam por si. Reitero meu respeito pela instituição Polícia Militar e tenho certeza de que não teríamos Carnaval sem a corporação, mas ressalto novamente que não vou me calar diante dos excessos. O comportamento equivocado não deve ser normalizado, ao contrário, deve ser criticado, sim, e medidas devem ser tomadas para que não ocorram excessos contra os foliões. Inclusive, elogiei diversas vezes o tratamento de policiais na minha pipoca. E sempre vou elogiar quando o comportamento for correto", diz a nota.

Kannário disse ainda que que sempre que vê alguma confusão na sua pipoca, paro o trio e a música para chamar a atenção dos foliões.


"Agora, ano após ano, vemos casos de excessos contra foliões na pipoca do Kannário. Por que esse comportamento não é explicado? Será que o povo da favela merece ser tratado dessa forma sempre? São perguntas que seguem sem resposta. Falei em cima do trio e repito aqui: fico triste com toda esta situação. Não queria parar meu desfile para reclamar da ação de alguns policiais, mas não vou me calar sempre que observar excessos. Meu grande desejo é que o povo da favela seja devidamente respeitado, seja no Carnaval seja no resto do ano", completa.

Entenda o Caso:
Durante o desfile na última segunda-feira (24), no circuito Osmar (Campo Grande), Igor Kannário pediu uma vaia para a Polícia Militar da Bahia. Segundo o deputado e cantor, ele teria visto de cima do trio, a PM passando com agressividade para desfazer uma rodinha em meio aos foliões. 

"Peço à imprensa, filma isso aí. Isso é abuso de poder, abuso de autoridade. Quero uma vaia para a Polícia Militar da Bahia", afirmou, sendo atendido. Os foliões vaiaram e depois gritaram "Uh, é o Kannário". "Agressores, agressores! Venha me bater aqui em cima. Quero ver!", provocou. 

Quando a música voltou a tocar o artista insinuou que a PM poderia tentar algo contra sua vida. "Se acontecer alguma coisa comigo, quem mandou me matar foi alguém da Polícia Militar", acrescentou. 

Em outro momento ele chegou a pedir para os foliões darem passagem para “os bunda-mole passar”. 

A Poliícia Militar enviou uma nota de repúdio à atitude do artista:

"A Polícia Militar da Bahia repudia as provocações e agressões feitas à tropa pelo Igor Kannário durante a passagem do trio na tarde desta segunda-feira (24), no Campo Grande. Além da atitude irresponsável e criminosa o também deputado federal incitou os foliões contra os policiais militares que faziam o policiamento do circuito Osmar.

É inaceitável que qualquer pessoa, ainda mais um parlamentar, tente comprometer a honra da instituição e de policiais militares que estão comprometidos e empenhados na defesa da sociedade baiana. 

Todas as medidas judiciais cabíveis que o caso requer serão adotadas."

Kannário não ficou calado e divulgou uma nota para a imprensa dizendo que 'não irá se calar quando excessos forem cometidos'. Leia a nota divulgada pela assessoria de imprensa do artista:

"O deputado federal Igor Kannário vem a público esclarecer os fatos ocorridos nesta segunda-feira (24) durante a passagem da pipoca do cantor pelo circuito Osmar (Campo Grande). Kannário informa que, ao observar um tratamento agressivo de alguns policiais militares contra foliões, solicitou uma abordagem adequada dos profissionais. O deputado ressalta seu respeito e admiração pela instituição Polícia Militar, que tanto se dedica diariamente aos baianos. Contudo, Kannário enfatiza que não irá se calar quando excessos forem cometidos, como ocorreu nesta segunda. O parlamentar baiano frisa, ainda, que este foi um caso pontual da atuação da PM durante a passagem da pipoca do Kannário pelo Campo Grande. Inclusive, no início do desfile, o cantor pediu aplausos para a PM e para os policiais que estão trabalhando arduamente neste Carnaval. Destaca também que sua pipoca foi, mais uma vez, um grande sucesso de público, com uma linda festa no circuito Osmar, marcada pela paz e pela diversão dos foliões. Mantenho meu imenso respeito pela Polícia Militar, valorosa instituição que tanto orgulha a Bahia. Mas ressalto que não vou me calar diante dos excessos, ainda mais contra a minha pipoca, que saiu das favelas para fazer uma festa linda na Avenida. Sou um político que tenho lado, e meu lado é o povo".


 

Comentários

Outras Notícias

[7kssio estreia em Circuito Osmar ao lado de Polêmico]
Carnaval

7kssio estreia em Circuito Osmar ao lado de Polêmico

21 de Fevereiro de 2023

7Kssio e Oh Polêmico cantaram os hits de sucesso, como ‘Deixa eu botar meu boneco’

[Saiba quais são as atrações que agitam o circuito Dodô neste domingo (19)]
Carnaval

Saiba quais são as atrações que agitam o circuito Dodô neste domingo (19)

19 de Fevereiro de 2023

Bell Marques e Claudia Leitte estão entre as atrações que vão agitar o circuito Dodô

[Circuito Osmar conta com Carla Perez e Baiana System neste domingo (19); veja lista]
Carnaval

Circuito Osmar conta com Carla Perez e Baiana System neste domingo (19); veja lista

19 de Fevereiro de 2023

Circuito Osmar terá atrações a partir das 11h deste domingo (19)

[Confira quem vai se apresentar no circuito Dodô neste sábado (18)]
Carnaval

Confira quem vai se apresentar no circuito Dodô neste sábado (18)

18 de Fevereiro de 2023

Circuito Dodô contará com a presença de Psirico e Ivete Sangalo

[Prefeitura divulga ordem completa da passagem dos trios; confira]
Carnaval

Prefeitura divulga ordem completa da passagem dos trios; confira

14 de Fevereiro de 2023

A prefeitura divulgou a programação dos trios que passarão pela folia

[Transalvador anuncia mudanças no trânsito para realização da folia; confira]
Carnaval

Transalvador anuncia mudanças no trânsito para realização da folia; confira

14 de Fevereiro de 2023

As modificações começam a valer a partir de quarta-feira (15)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos