Coronavírus

Covid-19: testagem rápida está disponível para estudantes da zona rural de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca

28 de Junho de 2020 às 15h42 - Por: Redação PNotícias Foto: Divulgação
[Covid-19: testagem rápida está disponível para estudantes da zona rural de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca ]

Estudantes foram buscados por equipes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE)

A aplicação de testes rápidos para o novo coronavírus em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca chegou às localidades mais longínquas desses municípios. Neste sábado (27), a testagem abrangeu os estudantes que moram na zona rural, que foram buscados por equipes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) em suas residências até os colégios da sede para serem testados. Equipes também irão se deslocar para a busca ativa na zona rural.

Pioneira na Bahia, com previsão de atender a 4,6 mil pessoas, a ação visa ampliar a prevenção e o combate ao vírus, além de proporcionar as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas. As testagens estão sendo realizadas pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos NTE e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar.    

A diretora do NTE 5 (Itabuna), Rosilene Vila Nova, que acompanhou os testes no Colégio Polivalente de Itajuípe em estudantes trazidos de diversos distritos da região, destacou a importância da ampliação da ação a esse público. “A testagem, neste sábado, está sendo marcada por alcançar os estudantes residentes na zona rural e que, neste momento de isolamento, têm mais dificuldades de chegar à sede do município. Muitas dessas famílias não seriam assistidas na atenção à saúde, se não fosse a iniciativa da Secretaria da Educação. Testar é importante especialmente para aqueles que possam estar infectados, sem sintomas, saberem que o isolamento será necessário para assegurar a saúde de toda a comunidade local. Como disseram o governador Rui Costa e o secretário (da Educação) Jerônimo Rodrigues, estamos, desde o início, cuidando das pessoas e esta ação é grandiosa neste sentido”.

A estudante Regina Soares Silva, do Eixo VII Noturno, residente na Fazenda Itambé, zona rural de Itajuípe, chegou ao Colégio Polivalente para fazer o teste, demonstrando preocupação com a pandemia. “Gostei muito desta ideia da testagem, porque a gente fica mais seguro, fica sabendo se tem ou não o coronavírus. E a coisa é séria, não é brincadeira não. Temos que tomar muito cuidado e nos proteger e proteger aos outros e quem der no teste positivo precisa se isolar para não contaminar a comunidade toda”.

Laura Oliveira, 17, 2º ano do Colégio Polivalente de Itajuípe, também comentou sobre a iniciativa da realização da testagem. “Eu achei esta ação muito importante para termos uma base de como a comunidade escolar está de saúde em relação ao Coronavírus e, assim, podermos voltar às aulas de forma mais segura”. 

Protocolos de saúde 

Os testes para o coronavírus estão sendo realizados conforme calendário. Nas unidades escolares estão sendo respeitados os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, espaços higienizados e pias com sabão, além do distanciamento recomendado na espera e durante o atendimento. 

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação, Hélder Amorim, explicou que as secretarias Municipais de Saúde fazem os encaminhamentos em casos positivos e ressaltou a importância da parceria. “Estamos conseguindo fazer o trabalho planejado e em parceria. Todos se uniram em uma ação de referência para a Bahia e para o Brasil, sob o comando do governador Rui Costa e do secretário Jerônimo Rodrigues, colaborando para que a Saúde Pública desses municípios possam ter um retrato mais fiel da contaminação pelo Coronavírus e, assim, possam planejar e executar ações no combate à sua propagação, além de subsidiar o Estado na tomada de decisões sobre o retorno às aulas”, disse o gestor. 

Comentários

Outras Notícias

[Bahia registra 1.128 casos de Covid-19 e 52 óbitos nas últimas 24 horas]
Coronavírus

Bahia registra 1.128 casos de Covid-19 e 52 óbitos nas últimas 24 horas

13 de Julho de 2020

Desde o início da pandemia, mais de 74 mil pacientes se recuperaram da doença

[Rússia conclui fase de testes de vacina contra Covid-19 e anuncia início de produção das imunizações]
Coronavírus

Rússia conclui fase de testes de vacina contra Covid-19 e anuncia início de produção das imunizações

13 de Julho de 2020

Diretor de parasitologia confirmou segurança da vacina

[Feira de Santana prorroga decreto e mantém comércio fechado até 20 de julho; confira o que funciona]
Coronavírus

Feira de Santana prorroga decreto e mantém comércio fechado até 20 de julho; confira o que funciona

13 de Julho de 2020

Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (13)

[ACM Neto propõe adiar Carnaval para maio ou junho]
Coronavírus

ACM Neto propõe adiar Carnaval para maio ou junho

13 de Julho de 2020

Prefeito que propor adiamento conjunto com Rio de Janeiro e São Paulo

[Salvador tem 83% dos leitos de UTI ocupados ]
Coronavírus

Salvador tem 83% dos leitos de UTI ocupados

13 de Julho de 2020

Para a retomada do comércio essa taxa precisa ser abaixo de 75%

[Pituba segue na liderança do ranking dos bairros de Salvador com mais casos da Covid-19; confira lista]
Coronavírus

Pituba segue na liderança do ranking dos bairros de Salvador com mais casos da Covid-19; confira lista

13 de Julho de 2020

Pituba, Brotas e Pernambués somam juntos quase 4 mil infectados pela doença

Galeria

[Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá]

Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá

11 de Julho de 2019

Ver todas as galerias

Vídeos

[Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”]

Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”

03 de Julho de 2020

Ver todos os vídeos