Coronavírus

Otimização de processos e fluxos de atendimento ajudam governo a ampliar capacidade de testagem da Covid-19

15 de Julho de 2020 às 11h40 - Por: Redação PNotícias Foto: Reprodução
[Otimização de processos e fluxos de atendimento ajudam governo a ampliar capacidade de testagem da Covid-19]

Governo ampliou capacidade de atendimento à demanda por exames laboratoriais para testagem e detecção da Covid-19

Metodologias de mapeamento e redesenho de processos e fluxos de atendimento ajudaram o governo baiano a ampliar, em tempo record, a sua capacidade de atendimento à demanda por exames laboratoriais para testagem e detecção da Covid-19. Graças a uma parceria entre a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e a Secretaria de Saúde (Sesab), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) introduziu uma série de intervenções em suas rotinas e processos de trabalho, que vão desde padronização de fluxos até mudanças de layout, passando por remanejamento, ampliação e capacitação de equipes.

A parceria com o Lacen foi realizada por meio de duas frentes: por um lado, o trabalho de disseminação da tecnologia de gerenciamento de processos de negócio – conduzido pela Diretoria de Soluções em Gestão (DSG) da Saeb – e, por outro, o suporte direto da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), que emprestou ao laboratório, entre outras coisas, sua expertise em modelos de atendimento ao cidadão.

“Num primeiro momento, nós não estávamos preparados para atender à demanda que a pandemia do coronavírus nos trouxe, e as equipes da Saeb chegaram com esse olhar de ajuda que foi fundamental”, relata a diretora do Lacen Arabela Leal Mello. De acordo com Arabela, hoje o laboratório chega a receber 2 mil amostras de exame por dia, entregando 85% dos resultados em um prazo de no máximo 48 horas. “O aumento rápido da capacidade foi proporcionado, principalmente pela aquisição de equipamentos e contratação de pessoal, mas houve também uma série de alterações importantes nas nossas rotinas administrativas”, explica a diretora.

Redesenho de processos – Um ponto de partida para muitas destas alterações foi a série de oficinas conduzidas por meio de videoconferência pela Coordenação de Disseminação de Soluções em Gestão (DSG/SGI/Saeb) com equipes do Lacen, Auditoria do SUS e da própria Saeb. O objetivo: recorrer ao aporte da tecnologia de gerenciamento de processos de negócios pra mapear e otimizar o processo de entrada de amostras para análise do COVID-19. “Este trabalho foi de grande importância para gerar maior fluidez à liberação dos resultados: ficamos satisfeitos em poder contribuir para eficientização deste processo no Lacen, num momento de tamanha urgência e relevância”, acredita a coordenadora de Disseminação de Soluções em Gestão, Daniela Svec.

“De forma conjunta, nós conseguimos mapear todo o fluxo de atendimento, desde o recebimento das amostras até a entrega do resultado à unidade de saúde solicitante, identificando gargalos e oportunidades de melhorias que foram colocadas em prática pelo Lacen”, complementa a coordenadora de Modelos de Atendimento da SAC, Cynthia Dantas Ferreira.

Estrutura

O SAC forneceu ao Lacen ainda todo suporte para a estruturação de uma unidade voltada especificamente ao cadastramento de formulários dos cidadãos com suspeita de infecção pelo coronavírus. O trabalho incluiu elaboração de layout, empréstimo de mobiliário e equipamentos de informática, além da disponibilização, no período inicial, de uma equipe de 15 funcionários. “Atualmente, mais duas técnicas da SAC atuam no Lacen, com foco na sensibilização das unidades de saúde para o cumprimento dos protocolos de entrega das amostras e também no gerenciamento de informações”, informa Cynthia, ao explicar que os processos são monitorados por meio de indicadores, com a elaboração de infográficos, que fornecem aos gestores dados estratégicos para apoio à tomada de decisão.

Comentários

Outras Notícias

[Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)]
Coronavírus

Covid-19: Confira os postos de vacinação nesta sexta-feira (14)

14 de Abril de 2023

Vacinação bivalente acontece para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais

[Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)]
Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quarta-feira (5)

05 de Abril de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta terça-feira (4)

04 de Abril de 2023

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (4).

[Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby ]
Coronavírus

Vacinação contra Covid-19 retoma nesta segunda-feira (27) com a inclusão da 3ª dose da Pfizer Baby

27 de Março de 2023

Para ter acesso ao imunizante é necessário estar com o com nome na lista do site da SMS.

[confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)]
Coronavírus

confira os postos de vacinação em Salvador nesta sexta-feira (24)

24 de Março de 2023

A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:

[Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)]
Coronavírus

Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta quinta (23)

23 de Março de 2023

.A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos