Trabalhadores buscam auxílio do governo para passar por pandemia da Covid-19
Algumas pessoas que precisam do auxílio emergencial em meio à pandemia do novo coronavírus têm passado momentos de sufoco com a resposta negativa do governo. Entenda os possíveis motivos das negativas e como fazer para contestar a resposta.
Possíveis motivos das negativas:
1 – Trabalhador tem algum vínculo empregatício
Neste caso, o ex-patrão pode não ter dado baixa no vínculo nos sistemas federais. Será preciso entrar em contato com o empregador e solicitar a correção dessa informação. Outra forma é fazer o acerto de vínculos pelo Meu INSS. Caso a empresa já tenha fechado, é possível pedir a correção da Rais (Relação Anual de Informações Sociaia) ao antigo empregador ou pelo site gov.br.
2 – Morte de algum membro da família
Se o trabalhador apresentar, no ato do cadastro, alguma pessoa que já morreu, o sistema acusa erro. Dessa forma, será preciso procurar a Receita Federal para que o órgão cruze dados com cartórios de registros.
3 – Recebe algum benefício do governo
O trabalhador não pode receber nenhum outro benefício federal com exceção do Bolsa Família. Caso seja erro do INSS, é preciso ligar para o instituto através do 135 ou fazer conferência no site.
4 – Tem renda familiar mensal acima de três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa
Caso a renda esteja abaixo de R$ 522,50 por pessoa ou de R$ 3.135, ao todo, o trabalhador poderá contestar. Caso contrário, não terá direito a contestação.
Saiba como contestar:
1. Após ter o motivo da negativa, clique em “Realizar nova solicitação”;
2. O sistema irá perguntar: “Deseja realmente contestar o motivo de não aprovação do auxílio emergencial?”. Clique em “Continuar”;
3. Logo após, vai aparecer a declaração de veracidade das informações prestadas. Clique novamente em “Continuar”;
4. Em seguida, aparecerá a mensagem de que a contestação está em análise. Clique em “Entendi” e acompanhe o seu pedido.