Rede suspendeu comercialização do lanche após ter sido notificada sobre possível propaganda enganosa
O McDonald's se pronunciou mais uma vez sobre a polêmica envolvendo a composição do sanduíche McPicanha. Em carta enviada ao Senado, a rede alegou que o brasileiro se acostumou a consumir produtos que "sejam identificados por nomes que remetam ao sabor, ao aroma e a experiência que oferecem".
A comercialização do lanche havia sido suspensa no Brasil após o Ministério da Justiça e o Procon-SP notificarem a empresa, pedindo esclarecimentos sobre a falta de picanha em sanduíches.
"O consumidor brasileiro está acostumado a adquirir produtos que sejam identificados por nomes que remetam ao sabor, ao aroma e a experiência que oferecem, e não necessariamente à sua composição", disse o Mc Donald's à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.
Ainda no documento, a rede disse que a publicidade do McPicanha não deixava dúvidas de que o hambúrguer tinha carne 100% bovina, com molho sabor picanha, com a informação destacada na embalagem do produto.
"Os materiais publicitários e mídias de divulgação destacaram, assim como a própria nomenclatura, que seriam novos sanduíches, bem como suas especificações e características essenciais, sendo veiculadas informações verdadeiras, corretas e claras quanto à composição dos novos sanduíches - qual seja, hambúrguer de carne 100% bovina, com molho sabor picanha", acrescentou.
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Além do McDonald's, outra rede de fast food enviou esclarecimentos à Casa. O Burguer King, acusado de vender o sanduíche Whopper Costela sem costela em sua composição, renomeou seu lanche para 'Whopper Paleta Suína'.
Na carta enviada ao Senado, o Burger King disse que a informação de que o sanduíche tinha sabor, mas não o corte da carne de costela, estava disponível durante todo o tempo da comercialização do produtos.
"A BK, sempre respeitando o seu cliente e o consumidor em geral, e seguindo rigorosamente as orientações que regulamentam o setor alimentício, deixou clara tal circunstância, de forma permanente, ostensiva e por todos os meios de comunicação com o consumidor", afirmou.
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