Eleições

ACM Neto explica motivo de não apoiar pré-candidato a presidente

03 de Junho de 2022 às 08h55 - Por: Redação PNotícias Foto: Divulgação
[ACM Neto explica motivo de não apoiar pré-candidato a presidente]

Ex-prefeito afirma que está mais preocupado com futuro da Bahia e garante que, se eleito, pode governar com qualquer presidente

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) tem dito, desde o início de sua pré-campanha ao Governo do Estado, que não irpa apoiar nenhum pré-candidato a presidência da República. Com ideia de palanque aberto, Neto afirma que está mais preocupado com o futuro da Bahia e garante que, se eleito, pode governar com qualquer presidente.

Leia também:

Lei dá a pessoas com prioridade de atendimento direito a acompanhante

Professores da rede municipal e prefeitura assinam acordo salarial

Contudo, Neto se tornou alvo dos seus principais adversários, João Roma (PL) e Jerônimo Rodrigues (PT), que o relacionam ao ex-presidente Lula (PT) e ao presidente Jair Bolsonaro (PL), respectivamente.

Apesar dos ataques, o ex-prefeito garante que se manterá neutro até o momento das eleições, mesmo o seu partido, o União Brasil, tendo lançado a pré-candidatura de Luciano Bivar à Presidência.

"Normalmente, quando se fala em eleição presidencial hoje, e o que se passa na cabeça das pessoas vem imediatamente o nome do ex-presidente Lula e do atual presidente Bolsonaro. Esse quadro de polarização que está posto na política nacional. Primeiro tenho dito em todo lugar que a gente não tem bola de cristal para saber se realmente esse será o quadro em outubro. Daí, é fundamental ter cautela em qualquer análise. A gente que tem um pouco da vivência sabe que a política é muito dinâmica e fatos podem acontecer e tragam uma mudança completa do cenário, uma reviravolta completa", disse Neto, acreditando que até a eleição o cenário pode mudar.

O ex-prefeito aproveitou para reforçar que respeita as decisões dos partidos que possuem sua base na Bahia em relação ao pleito nacional. "O segundo ponto, tenho dito que aqui na Bahia temos nove partidos, podendo chegar a 10, que integram a nossa base e devem marchar conosco em outubro desse ano. Cada um tem uma posição, e tenho que respeitar essa pluralidade e essa diversidade partidária que integram a minha base aqui na Bahia" afirmou.

Neto se esquiva em declarar apoio a Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil escolhido para concorrer ao Palácio do Planalto pelo partido.

"Nesse momento, o União Brasil, meu partido, tem um pré-candidato colocado, que é o próprio presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar. Com a existência de uma pré-candidatura interna, é evidente que tenho que respeitar, até porque ela tem hoje um suporte de todo o partido. Venho dizendo que o que mais importa hoje é que, qualquer que venha a ser o resultado das eleições em outubro, estarei preparado, para governar a Bahia, como fiz em Salvador durante oito anos. Nesses oito anos, lidei com três presidentes diferentes, Dilma, Temer e Bolsonaro, e Salvador nunca teve nenhum prejuízo com isso. Tenho experiência de mais de 20 anos de caminhada e tenho a visão de que passada a eleição, você tem que governar para todos", disse.

"Tem que governar para todo mundo. Nesse sentido, qualquer que seja o resultado em outubro, se eu for eleito governador, se eu tiver a confiança dos baianos para governar a Bahia, eu vou bater na porta do presidente ou da presidente que venha a ser escolhido. E vou dizer, 'está aqui a Bahia, vou fazer meu dever de casa e vou ter a melhor relação institucional possível'", completou.

O ex-prefeito ressaltou também a ideia de ter o palanque aberto até as eleições e informou que não pretende fazer prognósticos de apoio pensando em segundo turno ainda.

"Nós temos aqui uma linha de manter o nosso palanque aberto, de não assumir oficialmente uma candidatura, mas de trazer uma palavra de total segurança aos baianos de que estaremos prontos para governar com qualquer que seja o presidente eleito. 'Ah, Neto, e no segundo turno?'. Bom, se a gente não tem como antecipar qual é o cenário do dia 2 de outubro, imagine no segundo turno. Cada coisa no momento certo, cada decisão na sua hora", finalizou.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Comentários

Outras Notícias

[TSE abre código-fonte da urna eletrônica para as eleições de 2024]
Eleições

TSE abre código-fonte da urna eletrônica para as eleições de 2024

04 de Outubro de 2023

Abertura do código-fonte da urna eletrônia compõe o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação

[Cinco cidades do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte realizam eleições suplementares neste domingo (5); entenda]
Eleições

Cinco cidades do Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte realizam eleições suplementares neste domingo (5); entenda

05 de Março de 2023

Horário de votação é o mesmo das eleições no calendário convencional: das 8h às 17h

[Ministério da Defesa deve entregar relatório sobre eleições ao TSE nesta quarta-feira (9)]
Eleições

Ministério da Defesa deve entregar relatório sobre eleições ao TSE nesta quarta-feira (9)

09 de Novembro de 2022

Valdemar da Costa Neto, o presidente do PL, disse que iria aguardar o relatório para dizer que se reconhecia o resultado das urnas

[Segundo turno teve 570 mil votos válidos a mais do que o primeiro]
Eleições

Segundo turno teve 570 mil votos válidos a mais do que o primeiro

31 de Outubro de 2022

Número de abstenções foi maior onde Lula venceu

[Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar]
Eleições

Quem não votou no segundo turno tem até 9 de janeiro para justificar

31 de Outubro de 2022

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente

[Apesar de Operação da PRF, abstenções na Bahia diminuem]
Eleições

Apesar de Operação da PRF, abstenções na Bahia diminuem

31 de Outubro de 2022

Neste domingo, urnas contaram com aproximadamente 100 mil votos a mais em relação ao primeiro turno

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos