Entrevistas

Presidente da AL-BA, Nelson Leal diz que PP quer protagonismo nas eleições e cita "nomes fortes" de governo e oposição para 2020

06 de Junho de 2019 às 14h12 - Por: Rafael Albuquerque e Gomes Nascimento Foto: Divulgação
[Presidente da AL-BA, Nelson Leal diz que PP quer protagonismo nas eleições e cita

"Acredito que o PP nas eleições de 2022 e, sobretudo, na do ano que vem, quer assumir o protagonismo", declarou

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP) está completando cinco meses à frente da Casa. Em entrevista ao programa PNotícias, na rádio Piatã FM, o parlamentar fez um balanço desse período, falou de como recebeu a AL-BA do antigo presidente, o agora senador Angelo Coronel, falou sobre eleições e projetos planos para o futuro. Confira abaixo a entrevista conduzida pelos apresentadores Rafael Albuquerque e Gomes Nascimento:

PNotícias: qual balanço o senhor faz desse período à frente da Assembleia Legislativa da Bahia?
Nelson Leal:
todo parlamentar tem vontade de presidir sua casa. A gente tem procurado dar uma dinâmica de muito trabalho. Quando colocamos nossa candidatura, queríamos fazer um fortalecimento muito grande das comissões. Temos procurado nesses cinco meses trazer para a assembleia os grandes temas que afligem a Bahia e o Brasil. estamos procurando dar uma nova roupagem. No que tange à questão financeira, recebi a Assembleia com um déficit orçamentário muito grande. Tem que cortar, tem que enxugar.

PNotícias: como é a relação do senhor e do seu partido, o PP, com o governador Rui Costa? A gente acompanhou que na formação do secretariado o PP se mostrou insatisfeito.
Nelson Leal:
minha relação com Rui é muito boa. Tenho relação de proximidade, admiro o governador. Apesar de hoje ser presidente da Casa, eu procuro ter dois momentos: o momento de estar na presidência, onde tenho que ser magistrado, e o momento como integrante da base do governo. O partido, que é presidido pelo vice-governador João Leão, tem uma boa proximidade com o governador.

PNotícias: o senhor acha que essa boa relação dura até a próxima eleição?
Nelson Leal:
eu acredito que o futuro tem por obrigação ser incerto, mas o partido tem uma relação consolidada. Acredito que tem tudo pra continuar caminhando juntos.

PNotícias: o PP tem vontade de encabeçar uma chapa e o senhor tem um nome forte. Recentemente o senhor sentou na cadeira do governador (quando Rui Costa viajou á China). Qual a sensação?
Nelson Leal:
é uma experiência interessante. É complexo administrar um estado com as dimensões da Bahia. As demandas ocorrem a cada segundo. Se na Assembleia tem muitas, na governadoria tem muito mais, os atinge 417 municípios. Foi uma experiência muito prazerosa, deu pra conhecer alguns instrumentos administrativos e que nós vamos incorporar no dia a dia da Assembleia.

PNotícias: mas o partido quer lançar candidato?
Nelson Leal:
acredito que o PP nas eleições de 2022 e, sobretudo, na do ano que vem, quer assumir o protagonismo, é um partido que cresceu. É uma tendência normal. Pleitear, querer se colocar como alternativa é sempre importante. Não é nada que a gente não possa dialogar.

PNotícias: mas diante do comportamento do PT em outras eleições, o senhor não acha que vai haver um choque de interesses?
Nelson Leal:
eu acho que quando você vai pra uma eleição você tem quer ter o melhor nome. Dentro da coalisão de partido, tem que ver o nome mais forte.

PNotícias: e quais seriam os nomes mais fortes?
Nelson Leal:
no ninho governista, tem o governador Rui Costa, o ex-governador Jaques Wagner, o senador Otto Alencar e o vice-governador João Leão. 

PNotícias: e o presidente da Assembleia?
Nelson Leal:
(risos) Não, pelo amor de Deus. Eu ia falar o nome do senador Angelo Cornoel. Eu estou pavimentando uma longa caminhada pra chegar no nível desses que eu citei. 

PNotícias: e na oposição?
Nelson Leal:
os nomes mais fortes são do prefeito ACM Neto, o ex-prefeito de Feira, José Ronaldo. São os nomes que fazem parte da política estadual e que estarão em 2022 enfrentando o processo.

PNotícias: então, em 2020 o PP vai lançar candidato a prefeito?
Nelson Leal:
na nova legislação não tem mais coligação, e por isso os partidos estão montando estratégia pra ver o melhor caminho pra eleger seus parlamentares. O PP cresceu muito em todos os cantos da Bahia, menos em Salvador. Não temos vereador em Salvador. Temos dez deputados estaduais, quatro federais, um vice-governador. É inadmissível que em um partido desse tamanho não tenhamos um vereador na capital. Em função disso o deputado Cacá Leão se coloca como pré-candidato a prefeito tendo perspectiva de enfrentar o processo eleitoral e eleger uma boa bancada de vereadores. 

PNotícias: mudando um pouco de assunto, qual sua opinião sobre a Reforma da Previdência?
Nelson Leal:
a reforma é importante. Nos próximos dez anos, nós temos condições de economizar quase 22 bilhões de reais com a reforma. O estado da Bahia aporta anualmente quase R$ 5 bilhões, e esse dinheiro poderia estar sendo investido em saúde, educação, infraestrutura, poderia mudar a cara de nossa economia. No Brasil é maior ainda. Eu sei que tem que ser feita a reforma, mas não pode ser paga pelo pobre. Sou a favor da reforma desde que exclua quatro pontos: mexer com a aposentadoria do trabalhador rural; diminuir o Benefício de Prestação Continuada de um salário mínimo para R$ 400,00; a capitalização, que é bom pra banqueiro, porque cada pessoa terá que fazer uma poupança individual. Implementaram no Chile e hoje 80% ganham menos de um salário mínimo; por fim, a desconstitucionalização. Tirando esses pontos, sou a favor da reforma. 

PNotícias: fala um pouco sobre o Parlanordeste, que acontecem em Salvador nesta sexta-feira (7).
Nelson Leal:
nós criamos esse colegiado em função de tentar ter mais força ainda para nós, deputados estaduais, e para o Nordeste. Tivemos nessa nova legislatura o primeiro encontro em São Luís. De lá saiu uma pauta que tivemos oportunidade de entregar aos presidentes da Câmara e do Senado, e agora não será diferente. Escolhemos quatro temas que consideramos prioritários: Reforma da Previdência; pacto federativo, pois quase tudo que é arrecadado é direcionado para  União; intercâmbio de tecnologia e conhecimento entre TVs e rádios legislativas; e os altos preços das passagens aéreas, os preços abusivos cobrados pelas companhias aéreas. É mais caro viajar para qualquer parte do Brasil do que para a Europa ou EUA. Estamos matando o turismo interno. As pautas de todos os estados do Nordeste são as mesmas, e em função disso vamos nos unir, a voz vai ficar mais forte, vai ter mais amplitude. O evento de amanhã vai ser justamente essa oportunidade de nós deputados estaduais estarmos debatendo e chegando a um ponto de equilíbrio. 

PNotícias: além desse, Salvador vai abrigar outro evento que vai reunir deputados de todo o Brasil.
Nelson Leal:
a pauta da União Nacional dos Legisladores e Legislativo (Unale) é nacional. Vamos ter aqui no Congresso cerca de 900 deputados estaduais, além de assessores, mídia. Isso vai ser bom porque quem vem à Bahia volta encantado. Vamos abordar em especial a automutilação e a depressão, além de outros temas importantes. Vamos debater e ver quais soluções podemos apresentar pra diminuir essa situação que atinge nossa juventude. 

PNotícias: voltando a falar sobre eleições, recentemente o deputado federal Cacá Leão fez convite ao apresentador José Eduardo para ser candidato a prefeito pelo PP. É um bom nome?
Nelson Leal:
eu, inclusive, o convidei ontem. Não é um bom nome, é um excelente nome. Um comunicador extremamente conhecido e com uma vontade muito grande de acertar Salvador, acertar o estado. Ele cobra muito pra que haja diminuição da desigualdade social que impera aqui. Acho um excelente nome e inclusive reitero o convite. A eleição do ano que vem vai ser atípica, porque sem as coligações não sei o que vai acontecer. Tem nomes já colocados como Bruno Reis, o presidente da Câmara, Geraldo Júnior, PT, PC do B, tem Isidório. No PP, se Zé Eduardo quiser a prioridade é dele. Se não quiser, temos Cacá Leão. 

PNotícias: qual a relação da Assembleia com a Câmara Municipal de Salvador?
Nelson Leal:
é uma relação excelente, até porque somos grandes amigos. A Assembleia e a Câmara sempre tiveram uma convivência muito harmônica. Nesse momento está muito melhor, porque tenho uma relação de amizade com Geraldinho, e facilita o intercâmbio entre as casas.

PNotícias: de que forma o senhor tem tentado resolver as pendências deixadas pelo antigo presidente. Como descascar esse pepino?
Nelson Leal:
a verdade é que o déficit que tem foi gerado em razão do orçamento, que foi feito aquém da realidade do que é executado. Quando você se candidata para determinado cargo, você tem que se debruçar sobre o problema e resolver. Lá na Assembleia a gente tem buscado reduzir despesas.

PNotícias: presidente, já resolveu o problema dos restaurantes da Assembleia?
Nelson Leal:
estamos tentando resolver a situação. Isso está desde o final do ano passado. Esperei ao máximo, mas fiz um contrato emergencial com preço bem menor do que o praticado. Espero que até meados de julho a gente conclua. O problema é que todo dia tem uma liminar e está sendo difícil a solução.

PNotícias: quando as contas do governador vão passar pela AL-BA?
Nelson Leal:
até o final do mês a gente deve votar junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Vamos dar uma acelerada. No Nordeste é um mês complicado, porque tem Santo Antônio, São João e São Pedro.  

PNotícias: as últimas contas de Rui julgadas pelo TCE foram aprovadas com ressalva. E na Assembleia, como o senhor acha que vai se encaminhar?
Nelson Leal:
esses apontamentos são normais, principalmente quando estamos passando por uma crise sem precedente. É muito difícil passar sem nenhum apontamento. Mas as contas da Bahia estão boas. Somos o segundo estado que mais investe no País, só perdemos pra São Paulo.

PNotícias: presidente, e quais os planos pra o futuro?
Nelson Leal:
eu quero cada vez mais aproximar a assembleia do cidadão. Mostrar a importância do legislativo pra o nosso dia-a-dia. Vamos fazer o possível para essa aproximação, trazer para casa os problemas que a Bahia enfrenta. Vamos procurar soluções e ser parceiros da sociedade. Todos estamos procurando trabalhar pra trazer dias melhores, pra que esse lugar que escolhemos pra viver seja cada vez mais abençoado.

Comentários

Outras Notícias

[Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia]
Entrevistas

Kleber Rosa critica gestão estadual por desativar leitos usados na pandemia

30 de Agosto de 2022

Psolista ressaltou, ainda, que saúde dever ser considerada prioridade na gestão estadual

[Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)]
Entrevistas

Candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa concede entrevista ao PNotícias nesta terça (30)

29 de Agosto de 2022

Para acompanhar, basta sintonizar na Piatã FM (FM 94.3) ou baixar os aplicativos da rádio ou do portal PNotícias

[Roma fala sobre relação com Neto:
Entrevistas

Roma fala sobre relação com Neto: "Depois de eu passar 20 anos limpando chão para ele, ele fez o que fez"

15 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta segunda-feira

[“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues]
Entrevistas

“Vamos ampliar, inclusive instalar essas câmeras em pontos de comércios”, diz Jerônimo Rodrigues

12 de Agosto de 2022

Candidato ao Governo do Estado da Bahia, foi entrevistado do Programa PNotícias, da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Jerônimo chama ACM Neto de 
Entrevistas

Jerônimo chama ACM Neto de "bolsonarista" após ele negar adesão à Carta em Defesa da Democracia

12 de Agosto de 2022

Petista foi entrevistado pelo Programa PNotícias da Rádio Piatã FM, na manhã desta sexta-feira

[Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS]
Entrevistas

Kiki Bispo nega influência de ACM Neto no seu retorno à CMS

05 de Maio de 2022

Vereador concedeu entrevista ao programa PNotícias na manhã desta quinta-feira (5)

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos