Entrevistas

Diogo Medrado detalha São João da Bahia e afirma que falta de Centro de Convenções reflete nos números do turismo

19 de Junho de 2019 às 12h00 - Por: Rafael Albuquerque Foto: reprodução
[Diogo Medrado detalha São João da Bahia e afirma que falta de Centro de Convenções reflete nos números do turismo]

Presidente da Bahiatursa concedeu entrevista ao PNotícias nesta quarta-feira (19)

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, concedeu entrevista nesta quarta-feira (19) ao PNotícias. Durante o bate-papo, Medrado falou sobre o planejamento do governo para o São João 2019, cujo investimento está na casa dos R$ 13 milhões.

Diogo também esclareceu o fato de que esse ano não terá palco com atrações no Terreiro de Jesus e, também, respondeu de que de certa forma a falta do centro de convenções do governo prejudica os números no turismo. O presidente da Bahiatursa também falou sobre o Carnaval 2020. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

PNotícias: presidente, fala um pouco do São João no Subúrbio, que vem crescendo a cada ano.
Diogo Medrado:
teremos o concurso de quadrilhas na Praça da Revolução, em Periperi. Uma festa muito bonita. Em Paripe temos uma programação mais aberta no sentido musical, nos dias 22 e 23, com transmissão do jogo no Brasil no sábado. Sempre contemplamos os artistas locais. No Pelourinho já começamos nesta quinta-feira (20). Serão três praças geridas pelo governo do estado: a “Praça da Cruz Caída”, “Largo do Pelourinho” e “Terreiro de Jesus”. Teremos Elba Ramalho, Marcia Short, Mariene de Castro, Alceu Valença, Geraldo Azevedo. O tema do São João desse ano é “Respeita as mina”. No dia 21, em todos os eventos do Centro Histórico só vai tocar mulher. Todas as atrações serão mulheres. É uma forma do governo do estado dar visibilidade a esse importante projeto da Secretaria das Mulheres. 

PNotícias: por que não colocar o palco no Terreiro de Jesus, onde tradicionalmente já existia essa estrutura?
Diogo Medrado:
já vínhamos conversando com o pessoal da prefeitura e entendemos que naquele momento, quando a prefeitura tinha acabado de entregar o local após a reforma, a gente não poderia colocar uma grande estrutura. 

PNotícias: quantas cidades terão apoio do governo do estado, através da Bahiatursa, para a realização do São João? Qual foi o valor do investimento?
Diogo Medrado:
o investimento total foi de R$13 milhões. No interior vamos chegar à 130, 135 cidades. Ainda estamos amarrando os editais para o São Pedro.

PNotícias: após o Carnaval desse ano o senhor deu uma declaração de que as atrações dos eventos do governo seriam divulgadas com mais antecedência, até para atrair turistas do Brasil. Porém, as atrações do São João foram anunciadas meio em cima da hora.
Diogo Medrado:
esse ano foi muito atípico para a gente criar a programação por conta do feriado de Corpus Christi. Tivemos dificuldade em montar a grade. Muitos prefeitos já tinham fechado grandes atrações para os seus municípios muito antes do Carnaval desse ano. 

PNotícias: qual a expectativa de público?
Diogo Medrado:
em Paripe, no ano passado, tivemos uma média de 70, 80 mil pessoas por dia. No Pelourinho, onde colocamos uma programação mais tradicional, inclusive respeitando a “Lei da Zabumba”, a média foi de 35, 40 mil pessoas. Esperamos repetir isso. 

PNotícias: como fiscalizar essa questão do “Respeite as mina” no São João? E se identificado algum desrespeito à lei Antibaixaria , como punir?
Diogo Medrado:
posso garantir que pelo governo do Estado não há nenhuma contratação de bandas que tenham esse conteúdo no seu repertório. Tem atrações que foram sugeridas pela população, mas retiramos da pauta por conta dessa lei antibaixaria. No carnaval isso também já vem acontecendo.

PNotícias: o que pode ser reavaliado no Carnaval desse ano para o ano que vem?
Diogo Medrado:
o que sempre falo é a questão do Campo Grande. A gente tem buscado cada vez mais resgatar esse circuito. Eu falei isso e, inclusive, alguns artistas me ligaram chateados. Mas um grande bloqueio que temos em relação a esse circuito é o fato de artistas que, até por respeito não vou citar nome, preferem participar só do circuito Barra-Ondina. Teve caso de artistas dizer que se não fosse na Barra não tocava e eu responder: ‘então, você não toca!’. Acabei até recebendo ligações de alguns artistas chateados com essa declaração, mas paciência. Acho que a gente precisa resgatar o circuito do Campo Grande. Esse vai ser o nosso grande desafio.

PNotícias: o que falta lá no Campo Grande atualmente, que antes era tão valorizado?
Diogo Medrado:
eu conheço artistas que preferem tocar no Campo Grande. Falta os artistas se identificarem mais com o próprio circuito e sair um pouco da mídia do circuito Barra-Ondina. 

PNotícias: em relação à atração de turistas para o estado, de que forma Bahiatursa tem feito a divulgação da Bahia como destino turístico?
Diogo Medrado:
desde março, todo esse conteúdo de destino turístico do mercado nacional e internacional foi transferido para a Secretaria de Turismo. A Bahiatursa ficou responsável pelo calendário de eventos como carnaval, São João, réveillon. Ano passado a Bahiatursa participou de mais de 60 eventos no mercado nacional e internacional. Em todos esses eventos a gente já leva o conteúdo do Carnaval, do São João, e assim continua sendo feito pela Setur.  

PNotícias: existe algum projeto no sentido de prolongar a estadia do turista após o carnaval, como acontecia no “Espicha Verão”? 
Diogo Medrado:
temos um dos projetos nesse sentido, mas com outro conceito. O “Espicha Verão” era realizado na praia. Por questões de segurança optamos por sair desse conceito de evento. Já faz parte do nosso planejamento um “pós-carnaval” para aumentar a estadia do turista. 


PNotícias: como você analisa a o turismo na Bahia? Muito se fala de uma queda no número de turistas vindo para cá.
Diogo Medrado: a Folha de São Paulo colocou a Bahia como principal destino do Brasil pelo quarto ano consecutivo. Não podemos tratar o turismo da Bahia com o foco apenas em Salvador. Tanto governo como prefeitura têm feito essa promoção muito bem. Na Bahia, o turismo tem melhorado, tem aumento seu fluxo. A questão de Salvador será um trabalho gradativo, tanto do governo como da prefeitura. 

PNotícias: a falta de um Centro de Convenções em Salvador tem prejudicado esses números?
Diogo Medrado:
claro que influencia e isso repercute em número. Mas não podemos deixar de lembrar que quando a gente tinha o Centro de Convenções ali no Costa Azul, a gente via que muito da agenda era formatura e eventos de menor porte. Agora a prefeitura vai ter o Centro de Convenções dela. O Governo está estudando a possibilidade de construção tanto no Parque de Exposições como no Comércio. Agora é aguardar e muito em breve teremos novidades sobre esse assunto.

Comentários

Outras Notícias

[Comandante da Operação Ronda Maria da Penha comenta sobre trabalho em meio à pandemia e desconstrução do machismo dentro da corporação da PM]
Entrevistas

Comandante da Operação Ronda Maria da Penha comenta sobre trabalho em meio à pandemia e desconstrução do machismo dentro da corporação da PM

01 de Julho de 2020

Comandante também fala sobre os canais de denúncias disponíveis

[
Entrevistas

"Discutam fatos, não personagens", diz Rita Tourinho após orientar suspensão de concessão de área pública a posto de combustíveis

25 de Junho de 2020

Promotora do MP-BA respondeu a um ouvinte do PNotícias que disse que ela faz oposição à prefeitura

[Prefeita de Itaparica afirma que divergência política com prefeito de Vera Cruz tem dificultado medidas contra Covid-19 na ilha]
Entrevistas

Prefeita de Itaparica afirma que divergência política com prefeito de Vera Cruz tem dificultado medidas contra Covid-19 na ilha

22 de Junho de 2020

Marlylda Barbuda (PDT) participou de entrevista no programa PNotícias da Piatã FM na manhã desta segunda-feira (22)

[Presidente da Associação Brasileira de Odontologia na Bahia fala sobre impactos da pandemia na categoria: “É uma situação preocupante”]
Entrevistas

Presidente da Associação Brasileira de Odontologia na Bahia fala sobre impactos da pandemia na categoria: “É uma situação preocupante”

27 de Maio de 2020

Angélica Behrens foi a entrevistada desta quarta-feira (27) no programa PNotícias da Piatã FM

[Dinho Junior deixa Buxixo e assume comando do jornalístico PNotícias na Piatã FM]
Entrevistas

Dinho Junior deixa Buxixo e assume comando do jornalístico PNotícias na Piatã FM

22 de Maio de 2020

Programa que mescla música com informação foi reformulado para a estreia do comunicador

[Rui Costa fala sobre combate ao coronavírus na Bahia e detona comportamento de Bolsonaro: “Não tem respeito ao próximo”]
Entrevistas

Rui Costa fala sobre combate ao coronavírus na Bahia e detona comportamento de Bolsonaro: “Não tem respeito ao próximo”

05 de Maio de 2020

Governador foi o entrevisto desta quarta-feira (5) no programa PNotícias, da Piatã FM

Galeria

[Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá]

Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá

11 de Julho de 2019

Ver todas as galerias

Vídeos

[Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”]

Prefeito de Itabuna afirma que reabertura do comércio vai acontecer “morra quem morrer”

03 de Julho de 2020

Ver todos os vídeos