Esportistas sugerem construção de ciclovia com velocidades de 30 a 50 km
Os praticantes de caminhada e ciclismo da cidade de Feira de Santana costumar preferir usar a Avenida Nóide Cerqueira para suas atividades. Com 8 km de extensão, iniciando na Avenida Eduardo Fróes da Mota até a BR- 324, o ponto de encontro dos esportistas enfrenta problemas relacionados a segurança e iluminação.
Segundo informações do portal Acorda Cidade, ciclistas sugerem que a prefeitura local construa uma nova ciclovia com velocidades de 30 a 50 km. Para eles, um dos principais motivos da falta de segurança no local seria justamente a falta desta pista especifica. Sem elas, os praticantes da modalidade esportiva acabam transitando no mesmo espaço dos veículos.
“Os motoristas, motociclistas e caminhoneiros que trafegam pela avenida, tem um certo preconceito e não respeitam a gente. Eles atropelam, já causaram mortes e não tem fiscalização. Os carros desenvolvem velocidades de 80 a 100 km e não tem radares em toda a extensão da avenida. Para ciclistas em treinamento é inviável ter segurança quando temos que dividir espaços com muitas pessoas, com carros parados e areia devido às construções”, protesta o desportista Lucas Maltez.
Acidentes são recorrentes na via. Um dos participantes da manifestação contou que no último sábado (8) quando pedalava no sentido centro da cidade.
“Eu estava finalizando o treino e quando seguia para uma das tendas dos amigos, o motorista imprudente ultrapassou pela direita e fui tingido, sendo jogado pra cima. Consegui tirar a minha bicicleta do pátio da Superintendência Municipal de Trânsito toda destruída. Não tive fratura, mas algumas escoriações e um corte na orelha que levou sete pontos. Graças a Deus só tive escoriações.”, disse Gervásio Dionísio.
Segundo o Superintendente de Trânsito do Município, Maurício Carvalho, em 2017 foram tomadas várias medidas de segurança. Ele afirma que se reunirá com representantes do grupo de ciclistas para tentar buscar melhorias.
“É evidente que a Avenida Nóide Cerqueira, depois que ganhou acesso a BR-324, aumentou bastante o número de veículos. A ciclofaixa da Nóide não atende a esse segmento importante e que por conta do acidente com o ciclista Gervásio no último sábado , vamos fazer uma reunião com o grupo que pratica o speed para ver uma maneira, como ocorre em Salvador (fazer sinalização em determinadas avenidas para determinados horários). Vamos ouvir o grupo e ainda neste mês de fevereiro criar esse espaço específico para o speed”, garantiu Mauricio Carvalho.