Mercado Pago expulsa lojista e diz que clientes devem procurar diretamente os responsáveis pelas vendas
Esta semana a loja virtual MiStore Brasil ganhou as manchetes por sumir do mapa e acumular dezenas de reclamações. Ela reapareceu e empresa pediu desculpas comunicando o encerramento das operações. A empresa Também deu orientações para compradores de celulares da Xiaomi. Contudo o Mercado Pago anunciou a expulsão da marca na plataforma de pagamentos por quebra de contrato.
Segundo informações do portal TechTudo, o sumiço da empresa causou confusão, por vender produtos da gigante chinesa sem autorização para essa comercialização. De acordo com a reportagem, a única importadora e distribuidora autorizada da Xiaomi para o mercado doméstico se chama DL.
Compradores de smartphones da Xiaomi pela MiStore Brasil são orientados a solicitar o ressarcimento nas plataformas de pagamento digital. De acordo com o levantamento do Site Reclame Aqui, as queixas dispararam depois da Black Friday 2019. O texto não dá indícios de que os responsáveis pela loja tentarão entregar os equipamentos comprados pelos brasileiros. Em nota, o Mercado Pago esclarece que cabe ao vendedor realizar o reembolso dos clientes.
“Como plataforma de processamento de pagamentos, o Mercado Pago apenas viabiliza a devolução dos valores aos clientes, a partir de recursos existentes na conta do lojista, uma vez que as compras foram efetuadas diretamente no site da MiStore”, informou a empresa. A Mercado informou ainda que a MiStore Brasil foi expulsa da plataforma.
A marca da Mi Store Brasil está presente ainda em lojas físicas de algumas cidades, no formato de quiosques em shoppings. Os responsáveis pelo empreendimento online informaram que os franqueados devem abandonar o nome para que os clientes não façam “a ligação de uma para com a outra”.
Confira a nota completa enviada pelo Mercado Pago nesta sexta-feira (17):
“O Mercado Pago esclarece que cabe ao vendedor MiStore o reembolso dos clientes, uma vez que a empresa é beneficiária dos pagamentos. Como plataforma de processamento de pagamentos, o Mercado Pago apenas viabiliza a devolução dos valores aos clientes, a partir de recursos existentes na conta do lojista, uma vez que as compras foram efetuadas diretamente no site da MiStore. Neste caso, os compradores devem entrar em contato diretamente com a Mi Store para ressarcimento do valor pago. O Mercado Pago informa ainda que, em razão do descumprimento dos Termos e Condições de Uso, o vendedor Mi Store foi inabilitado na plataforma de processamento de pagamentos.
A empresa ressalta que o reembolso via Programa Compra Garantida é aplicado apenas às compras realizadas dentro da plataforma Mercado Livre.”
Parceira da Xiaomi no Brasil, a importadora DL enviou o seguinte comunicado na segunda-feira (13):
“A DL, importador e distribuidor oficial dos produtos da Xiaomi no Brasil, informa que tomou ciência do caso a partir das matérias publicadas na imprensa e que não tem qualquer envolvimento com a operação e a loja online em questão. A empresa reforça que os canais oficiais online são o e-commerce mi.com e a venda em marketplace nos canais B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), Magazine Luisa, Via Varejo, Carrefour e Ricardo Eletro. Fisicamente, os produtos da Xiaomi de forma oficial estão disponíveis nas duas lojas da marca localizadas em São Paulo (Shoppings Ibirapuera e Center Norte) e em outros varejistas espalhados pelo Brasil.
Por fim, a empresa recomenda que as compras online sejam feitas apenas nos canais acima informados e, em caso de compras físicas, sempre solicitar a embalagem do produto para garantir a presença do selo Anatel, informações em português da origem do produto e que contenha ainda as informações claras do único importador oficial, a DL, em sua embalagem.”