Polícia

Presidente da Câmara de vereadores de Campo Formoso agride filha; jovem está sob medida protetiva

14 de Julho de 2020 às 06h30 - Por: Paola Pedro Foto: Reprodução
[Presidente da Câmara de vereadores de Campo Formoso agride filha; jovem está sob medida protetiva]

Rafaella Carvalho, de 18 anos, detalhou situação e rumo da denúncia ao PNotícias

A jovem Rafaella Carvalho, de 18 anos, usou as redes sociais para denunciar mais um dos inúmeros casos de violência contra a mulher no Brasil: na noite deste domingo (12), a estudante de Medicina foi agredida pelo próprio pai, José Alberto de Carvalho, o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Formoso, no interior da Bahia.

Em contato com o PNotícias, Rafaella detalhou como ocorreu a situação: “Ele estava conversando com um amigo e falou que eu não conseguiria concluir a faculdade. Quando ele falou isso, eu ouvi e comecei a chorar porque me senti humilhada.” “Eu comecei a chorar e fui pro quarto. Pedi pra uma amiga e a namorada do meu pai me tirarem de lá, porque eu não sabia chegar sozinha na cidade vizinha. Pedi umas três ou quatro vezes [para ir], mas ele não deixou”, contou.

“Eu estava chorando muito. Ele se irritou, me puxou pelo pescoço e já me agrediu. Me colocou no quarto e eu só consegui falar ‘pai, você me magoou’, pelo que ele tinha dito, e ele continuou a me bater”, detalhou a sequência dos fatos.

A jovem explicou que o assunto já havia sido motivo para outras discussões mais amenas na família. Rafaella contou que estava angustiada quanto a trajetória acadêmica e, apesar de já ter manifestado esse sentimento, escolheu se calar por receio de retaliação. “Há uns dois meses, eu queria trancar a faculdade porque eu vi que não era aquilo que eu queria. Medicina é o sonho do meu pai, mas nunca foi o meu. Eu queria fazer Direito e, por várias vezes, tinha comentado ‘pai, eu quero trancar a faculdade’”. “Ele sempre me agredia verbalmente, então, pra não ter que ficar ouvindo esse tipo de coisa, eu preferi continuar na faculdade [de Medicina]”, abriu-se.

Rafaella afirmou ainda que a relação com o pai não era saudável e classificou-a como tóxica. “Sempre foi, mas era um caso de amor e ódio. Eu sempre fui a filha que ele era mais próximo, a gente sempre brigava muito, mas se entendia, a gente conseguia ficar bem”

De acordo com o relato da universitária, Zé Lambão, como é conhecido na cidade, tem um comportamento agressivo desde que ela “se conhece por gente” e era acostumado a bater em sua mãe, Simone. “Minha mãe tem uma medida protetiva contra ele, ela nem mora mais no Brasil”. Rafaella contou ao PNotícias que, pouco tempo depois da decisão judicial, se mudou para o exterior com a mãe devido as ameaças que a ex-esposa do vereador vinha recebendo dele. O retorno ao Brasil aconteceu por um pedido do próprio presidente da câmara de vereadores de Campo Formoso.
“Como meu pai me sustentava e queria que eu voltasse pro Brasil, porque ele queria que eu fizesse faculdade de Medicina, eu voltei. O dinheiro era dele, eu precisava obedecer, ele é meu pai e eu só tinha 17 anos”, narrou.

Rafaella contou que nunca presenciou ou soube que seu pai havia agredido outras mulheres senão a ex-esposa. Apesar da postura violenta no passado, Rafaella afirmou que nunca esperava que acontecesse com ela, mesmo com a relação de “amor e ódio”. Segundo a jovem, a parte mais difícil de todo o ocorrido foi ter recebido mais uma ameaça: “Ele ligou pra minha mãe, encostou em mim e falou que, se eu continuasse, ele ia ‘me esbagaçar’, com essas palavras”.

“Me doeu mais ainda o áudio que ele mandou falando que não tinha me agredido e eu que tinha feito isso comigo mesma”, desabafou. A moça, que revelou ter sido atingida no pescoço, rosto, olhos, costas, ombros e mãos, confessou que ficou surpresa com a atitude do pai em relação a ela. “Eu não esperava, até porque eu sempre estive disposta a, se eu errasse, que ele conversasse comigo. Sempre estive disposta a isso”.

Ainda reconstituindo os fatos, Rafaella afirmou que, depois das agressões, José Carvalho “voltou e continuou bebendo, como se nada tivesse acontecido”. A estudante contou que prestou queixa na delegacia e, na tarde desta segunda-feira (13), fez exame de corpo de delito. Não podendo fornecer detalhes do caso, a jovem afirmou que “o processo está correndo em sigilo porque o delegado reconhece que ele é uma pessoa perigosa”.

A estudante disse ao PNotícias que, na companhia do delegado Felipe Neri e da equipe de polícia da cidade, retornou à residência onde houve o caso para recuperar seus pertences. Apesar do aparato judicial, Rafaella Carvalho revelou ter receios quanto ao rumo das investigações. “Meu medo é que ele consiga comprar as pessoas, como ele fez a vida inteira, e a justiça não seja feita”, afirmou.

“Ele não acreditou que eu faria a denúncia, que eu teria essa força ou, que se eu fizesse, tivesse a repercussão que teve”, disse. A universitária afirmou que, depois do ocorrido ou do desabafo nas redes sociais, o vereador não tentou contato com ela, apesar de ter voltado a ameaçar a ex-mulher por meio de mensagens de voz. Durante a conversa com a equipe de reportagem, a jovem revelou seu maior desejo no momento: “Quero ficar perto da minha mãe.”

Rafaella aproveitou a repercussão da situação para aconselhar pessoas que possivelmente estejam passando pelo mesmo. “Eu peço que não se calem. Recebi inúmeras mensagens de pessoas que passam pela mesma situação desde a infância e não têm força ou que têm medo, assim como eu também tive”, apelou.

“Pelo medo que eu tinha, por tudo o que minha mãe viveu e pra poder ajudar outras pessoas, eu fiz isso. Não me arrependo e vou até o final. Ninguém merece passar por isso, não adianta romantizar a relação entre família. Se a pessoa te faz mal e ela é tóxica na sua vida, não se cale, ainda mais se é com um agressor”, reforçou.

Na tarde desta segunda-feira (13), o PNotícias tentou contato com a Câmara de Vereadores de Campo Formoso, mas não obteve sucesso. Em áudio que circula nas redes sociais, o vereador afirma que “apesar de ser uma pessoa pública, não tenho nada a declarar sobre minha vida particular”, além de salientar que a filha deveria “provar as agressões”.

Comentários

Outras Notícias

[Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio]
Polícia

Suspeito é morto durante operação em conjunto habitacional no bairro do Comércio

01 de Abril de 2024

O indivíduo estava armado dentro do local

[Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS ]
Polícia

Homem é preso em flagrante após agredir e expulsar companheira de casa na RMS

01 de Abril de 2024

Caso aconteceu no domingo (31), não há detalhes sobre estado de saúde da companheira do suspeito

[Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador  ]
Polícia

Assaltante é preso ao tentar roubar turistas do Uruguai no centro histórico de Salvador

01 de Abril de 2024

O assaltante estava com o porte de uma lâmina de faca, na localidade de Salvador

[Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)]
Polícia

Grupo de fieis é assaltado saindo da igreja no Sábado de Aleluia (30)

01 de Abril de 2024

O suspeito ainda não foi localizado pela polícia após a ação criminosa contra os religiosos

[Dois amigos são encontrados mortos na RMS ]
Polícia

Dois amigos são encontrados mortos na RMS

01 de Abril de 2024

Corpos de Ednei Pires Queiroz, de 30 anos, e Suesley Santos do Nascimento, de 24, foram achados dentro de carro, no entroncamento do município de Dias D'Ávila.

[Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA]
Polícia

Criança assiste pai ser morto a facadas por atual companheiro da mãe no interior da BA

30 de Março de 2024

Crime aconteceu quando vítima foi buscar o filho para levá-lo à escola

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos