Salvador

Carnaval 2020: MP se reúne com Semur para discutir atuação no Observatório da Discriminação Racial, LGBTQ+ e Violência contra Mulher

16 de Janeiro de 2020 às 09h29 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Divulgação
[Carnaval 2020: MP se reúne com Semur para discutir atuação no Observatório da Discriminação Racial, LGBTQ+ e Violência contra Mulher]

Observatório conta com práticas voltadas para enfrentar discriminações e desigualdades

Os promotores de Justiça Inocêncio de Carvalho e Sara Gama, coordenadores do plantão do Carnaval 2020 do Ministério Público estadual, participaram, nesta terça (14), de uma reunião com a secretária Municipal da Reparação, Ivete Alves Sacramento, para discutir detalhes sobre a atuação conjunta entre as instituições no Observatório da Discriminação Racial, LGBTQ+ e Violência contra Mulher, que funcionará durante o Carnaval de Salvador. O Observatório, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e da Secretaria de Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), conta com a parceria do MP na realização de ações articuladas e práticas voltadas para prevenir e enfrentar discriminações e desigualdades, em especial de raça, orientação sexual, identidade de gênero e violência contra a mulher.

No encontro, foi deliberado que o MP manterá equipe no posto central do Observatório instalado no circuito Campo Grande, durante todos os dias da folia. Será realizada também uma nova reunião com representantes do MP, da Comissão do Carnaval (Comcar), Conselho da Mulher, Conselho LGBTQ+, além de integrantes da Semur e SPMJ para alinhamento de estratégias de trabalho. O Observatório conta com um posto central no Campo Grande e mais seis mirantes, três deles distribuídos no Circuito Osmar, no Centro, e outros três, no Circuito Dodô, na Barra/Ondina. Os mirantes permitem um campo de visão ampliado para os observadores e contam com material adequado para os registros de violações às minorias e de desrespeito ao Estatuto do Carnaval e à Lei Estadual nº 12.573/12 e Municipal nº 8.286/12, que dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que, em suas músicas, incentivem a violência ou exponham mulheres a situação de constrangimento, ou ainda, contenham manifestação de homofobia, discriminação racial ou apologia ao uso de drogas ilícitas. Um dos principais resultados desse trabalho é a produção de um relatório que cita os artistas e blocos que descumpriram as leis mencionadas. A partir dos dados constantes nesse relatório, o MP expede recomendações ao Estado e ao Município para que as entidades carnavalescas não promovam violações de direitos.

Segundo dados do último relatório, houve uma diminuição de 29,3% no total de ocorrências comparado com o ano de 2018, quando foram registrados 4.623 casos. No ano passado, foram registrados 3.268 casos de violações, sendo 117 ao Estatuto do Carnaval, 207 referentes à Lei Estadual nº 12.573/12 e Municipal nº 8.286/12, 585 discriminações LGBTQ+, 1.586 ocorrências contra mulheres, 504 de cunho racial e 269 contra pessoas em estado de vulnerabilidade social.  O maior número de ocorrências se concentrou no Circuito Osmar (Campo Grande), que teve 1.955 registros, enquanto que o circuito Dodô (Barra-Ondina) teve 1.313 registros.

Comentários

Outras Notícias

[Codesal inicia processo de demolição do que sobrou de imóvel que desabou em Narandiba]
Salvador

Codesal inicia processo de demolição do que sobrou de imóvel que desabou em Narandiba

23 de Janeiro de 2020

Prédio já havia sido condenado pela Codesal

[Engenheiro da Codesal alerta sobre imóveis em risco em Narandiba]
Salvador

Engenheiro da Codesal alerta sobre imóveis em risco em Narandiba

23 de Janeiro de 2020

Prédio de cinco andares desabou na manhã desta quinta (23)

[Bruno Reis anuncia auxílio emergência a famílias que tiveram prejuízos com vendaval]
Salvador

Bruno Reis anuncia auxílio emergência a famílias que tiveram prejuízos com vendaval

23 de Janeiro de 2020

Benefício foi autorizado na manhã desta quinta-feira

[Vídeo: prédio desaba no bairro de Narandiba e deixa vizinhança em pânico]
Salvador

Vídeo: prédio desaba no bairro de Narandiba e deixa vizinhança em pânico

23 de Janeiro de 2020

Não há registro de feridos

[Contrariados, funcionários do Hospital Evangélico protestam contra atraso salarial]
Salvador

Contrariados, funcionários do Hospital Evangélico protestam contra atraso salarial

23 de Janeiro de 2020

Trabalhadores afirmam que não recebem a três meses

[Bairros soteropolitanos superam média histórica de chuva para primeiro mês do ano]
Salvador

Bairros soteropolitanos superam média histórica de chuva para primeiro mês do ano

23 de Janeiro de 2020

Tempo continua nublado nesta quinta-feira (23)

Galeria

[Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá]

Barragem se rompe e inunda ruas da cidade de Coronel João Sá

11 de Julho de 2019

Ver todas as galerias

Vídeos

[Assaltante beija idosa durante roubo à loja no Piauí]

Assaltante beija idosa durante roubo à loja no Piauí

18 de Outubro de 2019

Ver todos os vídeos