Salvador

Após testagem de permissionários, Mercado Modelo será reaberto

29 de Julho de 2020 às 17h49 - Por: Redação PNotícias (@portalpnoticias) Foto: Divulgação // Secom
[Após testagem de permissionários, Mercado Modelo será reaberto]

Novo horário de funcionamento do local será de segunda a sábado, das 10h às 16h

O Mercado Modelo, no Comércio, será reaberto nesta quinta-feira (30), a partir das 14h, seguindo um protocolo setorial com regras específicas bem definidas nesse momento de pandemia. Uma delas é a testagem prévia de todos os 258 permissionários para a Covid-19, que aconteceu na tarde de desta quarta (29), numa ação conjunta entre as secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e Saúde (SMS). 

Localizado na Praça Visconde de Cairu, local beneficiado por obras de requalificação que serão entregues também nesta quinta (30) pelo prefeito ACM Neto, o mercado passou ainda por ações de desinfecção e limpeza por parte da Limpurb. “Com essas ações de limpeza e testagem rápida dos permissionários, poderemos reabrir o Mercado Modelo com mais segurança, este que é um equipamento histórico da nossa cidade", disse o titular da Semop, Marcus Passos.

"Agora, com as medidas sanitárias tomadas e um protocolo específico de segurança, baianos e turistas poderão voltar a frequentar o espaço", comentou o secretário da SMS, Leo Prates. 

Seguindo as determinações do protocolo específico, o novo horário de funcionamento do Mercado Modelo será de segunda a sábado, das 10h às 16h, com exceção do primeiro dia da reabertura (nesta quinta abre das 14h às 16h). A capacidade máxima de ocupação será de 290 clientes simultaneamente.

A temperatura dos permissionários, trabalhadores e clientes terá que ser aferida na entrada do equipamento e, se o resultado for igual ou superior a 37,5°C, haverá encaminhamento para unidade de saúde. O acesso de entrada e saída ao Mercado Modelo será realizado através de porta única.

Além disso, não será permitida a realização de eventos ou promoções para não gerar aglomerações. As pessoas que pertencem ao grupo de risco deverão receber atendimento prioritário para reduzir o tempo de permanência no local. Clientes serão orientados a só permanecer no equipamento para compras.  

O uso de elevador será restrito a pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos. Já nos banheiros, pias com água, sabão, papel toalha e lixeira com tampa e acionamento por pedal foram disponibilizadas para facilitar a higienização de mãos dos usuários. Instruções foram fixadas próximo aos lavatórios, ensinando a forma correta de higienizar as mãos. O uso de bebedouros nos espaços comuns ficará proibido. 

Para o atendimento, os boxes terão que disponibilizar álcool a 70% para uso dos seus trabalhadores e clientes. Em cada box, será permitido apenas o acesso de um cliente por vez. Os restaurantes, bares e lanchonetes não poderão permitir o consumo no local, apenas o serviço de delivery ou retirada no balcão.  

Já os boxes de produtos alimentícios poderão vender suas mercadorias desde que estejam embaladas e fechadas. Os clientes não poderão consumir no espaço. Os funcionários que servem ou realizam entrega de produtos prontos aos clientes precisarão utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e higienizar as mãos após cada atendimento.

Comentários

Outras Notícias

[VÍDEO: Ônibus atropela homem em Mussurunga]
Salvador

VÍDEO: Ônibus atropela homem em Mussurunga

15 de Outubro de 2023

Não há informação sobre o atual estado de saúde da vítima

[Plano Inclinado Liberdade-Calçada é suspensa por tempo indeterminado]
Salvador

Plano Inclinado Liberdade-Calçada é suspensa por tempo indeterminado

06 de Outubro de 2023

Retomada das operações estava prevista para esta sexta-feira (6)

[Reabertura do Plano Inclinado Liberdade-Calçada é adiado para sexta-feira (6)]
Salvador

Reabertura do Plano Inclinado Liberdade-Calçada é adiado para sexta-feira (6)

03 de Outubro de 2023

Enquanto aguarda o prazo, os usuários do PILC poderão utilizar a frota convencional de ônibus como alternativa

[Plano Inclinado Liberdade-Calçada tem reabertura adiada]
Salvador

Plano Inclinado Liberdade-Calçada tem reabertura adiada

02 de Outubro de 2023

Como alternativa durante a interrupção do funcionamento do ascensor, os usuários poderão utilizar a frota convencional de ônibus

[Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva]
Salvador

Prefeitura intensifica rondas de manutenção na iluminação durante período de chuva

09 de Maio de 2023

Chuvas intensas podem ocasionar apagões sistêmicos, gerar curto circuito e comprometer os equipamentos do parque de iluminação

[Rádio Piatã FM doa uma tonelada de alimentos para campanha do Bahia Sem Fome]
Salvador

Rádio Piatã FM doa uma tonelada de alimentos para campanha do Bahia Sem Fome

28 de Abril de 2023

"Cada um fazendo a sua parte, vivemos por um mundo melhor”

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos