Artigos

MULHER

06 de Março de 2024 às 17h44 - Por: Padre Alfredo Dorea* Foto: Reprodução/Divulgação
[MULHER]

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Às vésperas do dia internacional da mulher (08.03), revisito e deixo-me envolver pelo maravilhoso poema da grandiosa Elisa Lucinda, mulher negra, capixaba, que tão bem expressa o perfil destas personagens às quais rendemos as mais sinceras e merecidas homenagens hoje e sempre, em eterna gratidão.

“Aviso da Lua que menstrua”

Moço, cuidado com ela! ?Há que se ter cautela com esta gente que menstrua… ?Imagine uma cachoeira às avessas: ?cada ato que faz, o corpo confessa. ?Cuidado, moço ?às vezes parece erva, parece hera ?cuidado com essa gente que gera ?essa gente que se metamorfoseia ?metade legível, metade sereia. ?Barriga cresce, explode humanidades ?e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar ?mas é outro lugar, aí é que está: ?cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita.. ?Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente ?que vai cair no mesmo planeta panela. ?Cuidado com cada letra que manda pra ela! ?Tá acostumada a viver por dentro, ?transforma fato em elemento ?a tudo refoga, ferve, frita ?ainda sangra tudo no próximo mês. ?Cuidado moço, quando cê pensa que escapou ?é que chegou a sua vez! ?Porque sou muito sua amiga ?é que tô falando na “vera” ?conheço cada uma, além de ser uma delas. ?Você que saiu da fresta dela ?delicada força quando voltar a ela. ?Não vá sem ser convidado ?ou sem os devidos cortejos.. ?Às vezes pela ponte de um beijo ?já se alcança a “cidade secreta” ?a Atlântida perdida. ?Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela. ?Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas ?cai na condição de ser displicente ?diante da própria serpente ?Ela é uma cobra de avental ?Não despreze a meditação doméstica ?É da poeira do cotidiano ?que a mulher extrai filosofando ?cozinhando, costurando e você chega com a mão no bolso ?julgando a arte do almoço: Eca!… ?Você que não sabe onde está sua cueca? ?Ah, meu cão desejado ?tão preocupado em rosnar, ladrar e latir ?então esquece de morder devagar ?esquece de saber curtir, dividir. ?E aí quando quer agredir ?chama de vaca e galinha. ?São duas dignas vizinhas do mundo daqui! ?O que você tem pra falar de vaca? ?O que você tem eu vou dizer e não se queixe: ?VACA é sua mãe. De leite. ?Vaca e galinha… ?ora, não ofende. Enaltece, elogia: ?comparando rainha com rainha ?óvulo, ovo e leite ?pensando que está agredindo ?que tá falando palavrão imundo. ?Tá, não, homem. ?Tá citando o princípio do mundo!

 

* Padre Alfredo Dorea (@padre.alfredo) é um anglicano amante da vida, da solidariedade e da justiça social. Com os movimentos populares, busca superar todo preconceito e discriminação. Gosta de escrever e se comunicar.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Comentários

Outras Notícias

[PAIXÃO DADIVOSA]
Artigos

PAIXÃO DADIVOSA

27 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[EXIGÊNCIAS UNILATERAIS ]
Artigos

EXIGÊNCIAS UNILATERAIS

20 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[ABUSOS IMPUNES]
Artigos

ABUSOS IMPUNES

13 de Março de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?]
Artigos

Qualidade de vida: as mulheres ainda estão em desvantagem; até quando?

07 de Março de 2024

Em recente pesquisa realizada pela Fundação José Silveira, foram estudados oito domínios da qualidade de vida dos idosos (maiores de 60 anos)

[ANIZ]
Artigos

ANIZ

28 de Fevereiro de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

[CARNAVAL: A ARTE DA CRIANÇA!]
Artigos

CARNAVAL: A ARTE DA CRIANÇA!

21 de Fevereiro de 2024

Artigo do Padre Alfredo Dorea vai ao ar toda quarta-feira no Portal PNotícias

Galeria

[Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador]

Operação policial mira organizações criminosas em bairros de Salvador

17 de Outubro de 2023

Ver todas as galerias

Vídeos

[Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo]

Alunos da UFBA conquistam 2º lugar em campeonato mundial de aerodesign nos EUA; confira vídeo

30 de Março de 2023

Ver todos os vídeos